sexta-feira, março 31, 2006

Achei

Quando minha bisavó Etienne morreu, em janeiro, escrevi que fiz uma vez uma carta para meu bisavô Antônio numa aula de Redação. Era dia do aniversário dele, 12 de fevereiro de 1993, e eu estava no 1º ano do 2º grau. Ele era poeta, mas nunca publicou nem nada, mas eu tinha um caderno com as suas poesias datilografadas. Ganhei da minha bisavó, achando que estaria melhor comigo. Enganou-se. Não faço a menor idéia de onde esteja o livro desde que nos mudamos há 2 anos e meio. Mas encontrei a carta e uma de suas poesias em um post do meu antigo blog, em comemoração ao décimo ano daquela distante aula de Redação e aos seus 96 anos de nascimento.

Eis, então, o que eu consegui garimpar:

Ser Feliz

É feliz, quem tem um peito amigo,
Onde brote um amor doce e perene,
E que traga uma imagem só consigo
Como eu trago a imagem de Etienne!...

É feliz, quem na hora da partida
Num adeus, tem um lenço que lhe acene
Com amor, em suave despedida,
Como eu tenho o lencinho de Etienne!...

Quem tem, pois, esse gozo assaz superno,
Esse amor inifinito todo eterno,
E esse lencinho que saudoso acene,

Terá vida sublime, calma, pura,
Pois não pode deixar de, com ternura,
Ser feliz, como eu sou com Etienne!...

Gostou, meu amorzinho?
Do teu para sempre
Antoninho

Antonio Moura de Lima, 05 de Janeiro de 1926

***

Querido Antônio,

fiquei muito feliz ao acordar hoje de manhã e me lembrar que hoje é um dia muito especial na sua vida, o seu aniversário. Gostaria de lhe enviar um presente, mas não posso devido à grande distância que nos separa. Você, aí, do outro lado; e eu, aqui, onde você também deveria estar. Vai demorar muito, mas quando eu for para aí, eu lhe entrego esse presente.

Muitas felicidades,
Flavio

2 Comments:

At 3:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Flávio, muito legal o teu site também, pretendo ler pouco a pouco. O seu bisavô deve ter sido muito bonzinho. Gostei dessa homenagem!

Vou instalar um link deste site no meu. Tá ok?
Obrigado
Abraço.

 
At 5:09 AM, Anonymous Anônimo said...

Phla, vc tem que revirar o mundo e achar esse caderno. Os versos dele são uma lindeza.Beijos.

 

Postar um comentário

<< Home