quarta-feira, abril 12, 2006

Mea culpa


Dessa vez a frase do dia pertence a mim, somente a mim e a mais ninguém. É meu, eu disse primeiro e ninguém tasca. Mas foi sem querer, muito embora aqueles a quem eu conte achem que foi de propósito.

Meu carro já estava havia nove dias na oficina para um reparo. Coisa de nada, só a lateral dianteira esquerda que amassou quando o veículo 1 (eu) abalroou o veículo 2 (dois no boletim de ocorrência, terceiro para a seguradora; eles não chegam a um consenso) tentando sair de uma pista engarrafada em Vila Izabel.

Telefonei para a oficina:

- Oficina (...) - não ganhei nada para fazer propaganda - pois não!

- Bom dia, a senhora poderia me dar uma informação: eu deixei o meu carro internado aí, e gostaria de saber qual a previsão de alta.

De médico e louco todo mundo tem um pouco. Àquela hora ela deve ter me achado um tanto dos dois. Carro internado? previsão de alta? Eu penso com meus botões (só penso, porque no dia que eu conversar com eles vocês podem me vestir a camisa de força): ato falho? e por quê?

Condutor: F.M.S., 27 anos, médico, natural do Rio de Janeiro.
Queixa principal: batida de carro
Anamnese: Há 5 dias, dirigindo na rua..., fui olhar o espelho retrovisor para mudar de faixa. Quando voltei os olhos para a frente, o carro tinha freado bruscamente e não deu tempo de eu parar ou virar o volante. Minha lateral dianteira bateu na traseira do outro veículo.
História patológica pregressa: Nada digno de nota (que eu tivesse culpa).

E faz exame físico, diagnóstico, traça conduta terapêutica e fecha o orçamento. Melhor que muito médico por aí.

Mas o seguro de automóvel está um nível mais avançado que o plano de saúde. Pelo menos no que diz respeito a tirar dinheiro do cliente. Neste, paga-se mensalmente o valor da mensalidade, e, quando se precisa usar, o serviço sai por conta do convênio; naquele, por outro lado, paga-se a anuidade, dividida em algumas vezes, é verdade, mas na hora de usufruir do seguro ainda é preciso pagar a franquia, que é quase a metade do valor já pago.