segunda-feira, dezembro 26, 2005

Top 5 Músicas para o Fim de Ano

5. Don't Worry, Be Happy - Brian McFerry
Todos os sons saem diretamente da boca desse camarada, multiinstrumentista vocal. Parece uma orquestra, mas não, é só ele. A música virou referência obrigatória na hora de repetir o que o seu título diz: não se preocupe, seja feliz.

4. All We Need Is Love - The Beatles
A música da superação: o impossível não existe; não há nada que não possa ser feito, que não pode ser cantado, que não pode ser sabido... simplesmente não há: "All we need is love" para que tudo seja possível. Se esse tudo incluir que as guerras acabem, que a violência urbana pare, que os políticos trabalhem, que... que o impossível aconteça..., bom, então vamos amar. Muito!


3. Bridge over Troubled Water - Simon & Garfunkel
O pop internacional é recheado de letras sobre a amizade, estarei ao seu lado quando você precisar, e tal, mas nenhuma tem a poesia de Paul Simon com a voz de veludo de Art Garfunkel. Dizer que a amizade, por ser "Like a bridge over troubled water / I will lay me down" é uma demonstração de solidariedade que o mundo inteiro está precisando. Que todos se curvem para ajudar, não só aos amigos, a todos que estiverem em necessidade.

2. Pride (in the name of love) - U2
A música em homenagem a Martin Luther King nunca perde a data de validade. E por não falar abertamente o nome do homenageado - reconhece quem sabe a história, "Early morning, April 4th / Shot rings out in the Memphis sky / Free at last, they took your life / They could not take your pride" - serve para qualquer acontecimento de cada edição do jornal.

1. Happy Xmas (war is over) - John Lennon
Pode ser clichê, e blablablá, mas essa música é eternamente atual. Com a guerra do Vietnam correndo solta, Lennon pergunta: e o que você fez? Mas só foi ganhar o devido reconhecimento depois da morte do compositor, chegando ao número 1 da Billboard naquele Natal de 1980. Hoje, fica a pergunta: com tudo acontecendo à nossa volta, Iraque, Palestina, Israel, Congo, Timor, Venezuela, Haiti... and what have you done?

1 Comments:

At 11:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Phla. De acordo com a seleção (sobretudo McFerrin, polifônico e múltiplo). Mas não dava pra colocar uma musiquinha brasileira ali no meio, não? Um 2006 ainda mais cheio de livros. Grande abraço!

 

Postar um comentário

<< Home