Cartão vermelho a quem avança o sinal vermelho
Para que servem os sinais de trânsito do Rio de Janeiro? Generalizo, mas falo mais especificamente da Barra da Tijuca.
Não deve existir qualquer estatística a esse respeito, mas imagino com meus botões que deva acontecer menos acidentes quando os sinais estão desligados. O verde me diz "pode passar", mas isso de nada adianta se o vermelho, na transversal, não disser ao outro motorista que "pare". Alguns dão meia trava, olham para os lados e avançam; a maioria simplesmente passa sem a menor cerimônia, na mesma velocidade que vinham antes; e eu fico sozinho, parado, olhando o retrovisor para ver se um louco não vai acertar minha traseira. Sem sinal, pelo menos, os motoristas da avenida terão preferencial, e quem estiver fazendo retorno necessariamente vai ter que olhar e esperar o momoento de atravessar.
Se, por um lado, em cada esquina mora o perigo de ser assaltado, seqüestrado, morto, o que justifica os avanços, por outro também há o perigo de ser abalroado, capotado, morto. No fim das contas, qual o maior risco? Morrer, eu ainda não morri, de uma forma ou de outra. Mas já fui atingido uma vez no sinal aberto para mim, enquanto nunca fui assaltado. Um a zero.
3 Comments:
Bom essa de te baterem com o sinal aberto é o que vc conta né.....
Um amigo me disse que esta é uma das peculiaridades do louco trânsito do Rio, que inclui ainda coisas tétricas como ter certeza que se você ligar a seta ao tentar trocar de faixa, provavelmente não conseguirá fazê-lo pois este simples ato desencadeia um desejo de velocidade furioso em todos os carros da faixa pretendida...rs.
Adorei seu blog.
Beijos.
Qual é o maior risco? Todos, para quem mora no Rio. Assaltos? Vários. Atropelada? Até por um carro de marcha à ré na contramão. Fora o ter que me esquivar diariamente das bicicletas que transitam pelas calçadas.
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