domingo, abril 23, 2006

O feminino buárquico


Poucos eventos são capazes de me levar à Zona Sul. A espectativa de ouvir Chico Buarque, no entanto, seria capaz de me levar a bem mais longe. Não precisou, bastou Ipanema. O Bar do Zira, no terceiro andar da livraria Letras & Expressões, apresenta toda sexta-feira o espetáculo "Versos de Hollanda", encenação teatral, musical, de dança, declamações e artes plásticas - se bem que de artes plásticas, um artista que costuma pintar um quadro ao vivo durante a peça, nada se viu na noite da última sexta - com as letras de Chico Buarque como amálgama para os esquetes.

O show já começa do lado de fora.

- Esse espaço é muito improvisado - diz o faxineiro, à porta da sala - Não era pra ter dessas palhaçadas!

O desabafo impensado estaria aqui de uma forma ou de outra, talvez como "Frase do dia". Mais tarde se descobre que aquele "faxineiro" é ator e sua declaração já era fala do seu personagem, e que o improvisado e impensado já era o início do espetáculo. E antes que eu antecipe todo o show, digo só que não é o único ator inesperado. O seu vizinho de cadeira pode fazer parte da peça.

E tem de tudo. Do Chico romântico, o feminino e o masculino; de seus personagens, Lili Brown, Geny Zeppelin e o malandro; do político, do cronista e do trovador. O compositor de mil caras tem todas as suas vertentes representadas no palco de Ipanema.

De

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas

Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas

Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas


a

Te perdôo
Por contares minhas horas
Nas minhas demoras por aí
Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo
Por te trair


e muito mais.

Dentre o muito mais, eles encenam uma parte da peça "Gota d'água", versão de Chico para o clássico grego "Medéia", de Eurípedes, quando Joana (Medéia) tira satisfação com Jasão por tê-la abandonado. A resposta de Jasão pode ser lida no Rosebud. Maravilha!

1 Comments:

At 1:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Que maravilha ,Phla e que inveja.Chico é de arrepiar. Incrivel que nada dele é datado, nem mesmo as musicas de protesto. Tudo aí , nos dias de hoje, nos rasgando a alma como rasgou qdo eu tinha 18 anos. Uma vida toda à sombra de sua musica. Beijo

 

Postar um comentário

<< Home