sábado, setembro 16, 2006

Dançando uma ciranda em Itamaracá

A chuva de hoje não é a mesma chuva de amanhã. m Recife venta tanto, e esses dias, superaram de longe a média - é verdade, em Olinda caíram postes, casas foram destelhadas e a maré invadiu ruas -, que a nuvem cinza da noite já vai estar longe pela manhã.

Na Semana Santa de 2003 eu fui ao Recifee tirei o último dia para visitar a Ilha de Itamaracá. E depois de um congresso ensolarado, a segunda-feira amanheceu nublada e evoluiu logo para um dilúvio de proporções bíblicas. A excursão já tinha andado 100km, nós estávamos diante de um paraíso escondido atrás de uma cortina de água e eletricidade.

Dessa vez a maldição esteve perto de se cumprir. Eu nunca conheceria realmente as belezas de Itamaracá. No dia e que o congresso acabou, como m[ágica o céu se fechou e nuvens cinza. Chuviscou, mas prometia mais. Durmi pensando no que faria se o domingo estivesse feio. Mas, como eu disse no início, a chuva de hoje não é a chuva de amanhã, e no domingo nasceu um sol maior que de todos os outros dias.

Era nove horas da manhã quando partimos do albergue. Eu, o brasiliense Marcos e o alemão Sören. Um, doi, três ônibus depois, uma kombi pré-histórica que o dono recuperou do ferro-velho, e eis que 2h30 depois já estávamos na Praia do Forte.

A kombi, ou ainda, o leilão de seres humanos que precisam se deslocar de um lado a outro, merece um parênetese. Fomos os primeiros a entrar, e no mesmo ponto mais três. A cada possível passageiro o kombeiro punha meio corpo para fora e gritava "Ilha de Itamaracá dois real!" Mais um casal, e uma família, crianças... já se contavam dez pessoas dentro da kombi e o camarada continuava tentando botar mais gente. A lotação absoluta veio quando ele viu duas meninas e julgou que elas estariam interessadas no transporte coletivo. Gritou que o motorista parasse, o que só aconteceu a umas duas centenas de metro à frente. Voltando de ré no meio da auto-estrada, chamou as garotas, que realmente aceitaram o desafio. Dois rapazes cederam seus lugares para as duas, e foram se sentar dentro do porta-malas. E com algo perto de quinze pessoas chegamos ao ponto final.

Voltando, então... o Forte Orange, que dá nome à praia em que estávamos, é uma construção holandesa do século XVII, tempo em que Maurício de Nassau tomou essa porção de terra para o Reino dos Países Baixos. Com a retomada de Pernambuco, o forte foi destruído e refeito à moda dos portugueses. Ultimamente, um consórcio entre instituições brasileiras e holandesas organizou uma linha de pesquisas no local, transformando o forte em sítio arqueológico.

Outra atração da ilha é o Projeto Peixe-Boi Marinho, responsável pelo estudo e proteção do mamífero aquático. O projeto tem filiais em todos os estados litorâneos da Bahia ao Amapá, e na sede em Itamaracá, onde tudo começou, hoje funciona um parque aberto a visitação de turistas. No cinema, em forma de peixe-boi gigante, em concreto, cujo teto, por dentro, imita a coluna vertebral e as costelas, passam vídeos institucionais sobre a ecologia do mamífero mais ameaçado de extinção. Mas a maior atração mesmo são os tanques, em que os bichos bobalhões podem ser vistos de perto.

Definitivamente a Ilha de Itamaracá vale uma visita em dia de sol. Acontece que nós não éramos os únicos a achar isso. Só tivemos õção de quantas pessoas tinham tido a mesma idéia ao tentarmos voltar. A fila no terminal rodoviário ia e vinha, ia e vinha, saía da praça e dava meia volta no quarteirão. Seis ônibus sanfona saíram lotados antes de chegar a nossa vez de entrar. Três integrações e duas horas depois, estávamos de volta no albergue, sãoe e salvos. E mortos de cansaço.

Se para mim foi uma guerra, imagino o que não foi para o alemão. Ele olhava para tudo como uma grande novidade. Mas ele ficou mesmo espantado, e pelo lado bom, com a civilidade e paciência com que todos esperavam na fila do terminal. Realmente incrível!

Título retirado da letra de "Leão do Norte", do Quinteto Violado

4 Comments:

At 7:39 AM, Anonymous Anônimo said...

These home theater interior design ideas and
tips are well thought of and sound ideas which can
work for most home theater designs. Many houses featured tier-on-tier shutter styles
where the top half and the bottom half were independent.
Here are a few of the best office interior design options that businesses can consider.



Here is my weblog - interior decorating photos

 
At 7:51 AM, Anonymous Anônimo said...

Diapers and bottles and a cute teddy bear, too.
You can go in for cakes which are huge or expensive wedding cakes
for the ceremony. No one will buy your cakes if the display case looks scraggy.


Look at my blog :: 50th birthday cake decor

 
At 12:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Despite the fact that this may possibly not sound that very good, it ought to aid to close within the space and as a result
give the feel of a snug, cosy and intimate bedroom. "Design Consultants" are permitted to operate when and how
they please. All of these varieties of sticker designs are now catered for and
can be bought on the net.

Here is my website - dining room decor

 
At 10:23 AM, Anonymous Anônimo said...

What's Happening i am new to this, I stumbled upon this I've found It
absolutely useful and it has aided me out loads.
I am hoping to contribute & assist different customers like its helped me.
Good job.

Also visit my page quantrim reviewed

 

Postar um comentário

<< Home