quinta-feira, dezembro 29, 2005

Ateu ou agnóstico?


Em primeiro lugar, qual a diferença?

Eu costumo dizer que sou ateu, só para não ter que ficar me explicando, mas na verdade eu sou mesmo é agnóstico.

Para mim, Deus é um conceito inatingível pela razão. E a razão, a ciência, a lógica são minhas principais armas.

Sendo inatingível, eu não posso dizer "EXISTE" (crente) ou "NÃO EXISTE" (ateu).
A posição do agnóstico é "ACREDITAR QUE NÃO EXISTE", e não ser taxativo quanto à inexistência, como o ateu, tão pragmático quanto o crente. Se Deus existe, eu nunca vi, e nem conheço quem possa me mostrar por a + b que Ele existe. Se é uma existência assim tão tanto-faz, então eu não preciso me preocupar com isso.

Minha visão é a mesma da cientista de "Contato", de Carl Sagan. A Dra. Ellie Arroway (Jodie Foster, no cinema) passa por uma experiência, para ela real, mas da qual não restaram evidências. E, sem poder provar aos outros, entende que sua viagem não seja levada em conta pela comunidade científica.

É uma metáfora para a revelação religiosa. Quem passa por aquilo realmente viveu uma experiência particular; mas como nunca aconteceu comigo, e quem passou não tem como me comprovar, viva a Navalha de Occam.

Na minha opinião, se há(houve) algo que se possa chamar Deus, não é alguma coisa que mexa com a nossa vida se nós rezarmos, que dá parabéns a quem ajuda o próximo e pune quem faz bobagem; as coisas acontecem por um somatório de livre-arbítrio com leis da Física já descobertas e ainda por descobrir. Se existe(iu) Deus, é o que está por trás do que Tomás de Aquino chama de "primeiro imóvel a ganhar movimento", ou o "primeiro efeito sem causa". Um matemático criador das leis do universo, autor do sopro big-bângico. Daí para frente as coisas aconteceram porque tinham que acontecer, um carbono com outro carbono, com um oxigênio, um nitrogênio, e eis um aminoácido, um ácido ribonucléico, uma proto-bactéria, moneras, protistas, até essa coisa feia e mal acabada que chamamos de homem.

E não pára por aqui, daqui a pouco esse tal de ser humano já vai ter se transformado em outra coisa muito mais feia e um pouco menos mal acabada.

4 Comments:

At 1:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Lindinho do meu coração.
Um abraço apertado, suspiro dobrado e amor sem fim....

 
At 8:44 PM, Blogger Rubens da Cunha said...

Legal teu Blog,
tenho uma posição parecida a respeito de Deus, mas tenho também uma educação religiosa forte, ou seja, conflito certo. resolvido um pouco com a literatura, um pouco com a mentira de dizer que sou católico :)
valeu
feliz ano nuevo

rubens

 
At 8:32 AM, Blogger Coisarada said...

Muito bom!!!

 
At 7:47 AM, Anonymous Crfranca said...

Cara, sai de cima do muro...

 

Postar um comentário

<< Home