quarta-feira, janeiro 18, 2006

Enquanto isso, na zona...


Nunca me achei conservador, mas ou eu sempre estive enganado, ou mudei bastante; ou, ainda, a modernidade tomou o mundo de assalto e os antigos valores, não tão antigos assim se do meu tempo, ficaram para trás.

Se eu parava de carro no sinal vermelho, o que acontecia? Propaganda de novos empreendimentos imobiliários, promoções de supermercados, flyers de shows alternativos... e agora?

Agora, depois de voltas e voltas da Terra em torno do sol, alguma coisa saiu dos eixos; se pelo efeito estufa queimando miolos, se pelos terremotos mudando o centro de gravidade do planeta, não sei.

Já existiam puteiros, termas, casas da luz vermelha, prostíbulos, strip clubs, como queira chamar. Mas eis que de repente surge reformado um velho casarão que caía aoas pedaços na praia da Barra: mais um. E um whisky club nasce a caminho do Recreio dos Bandeirantes: mais outro. Um restaurante chique fecha as portas e mulheres em trajes esquisitos pipocam pelas redondezas, em área residencial: mais outro.

Aumentou a oferta, aumentou também a concorrência. Vence a disputa pelos clientes aquele com melhor direção de marketing. A marca precisa ser vendida, reconhecida pelos consumidores em potencial. Um belo dia, saindo de casa, um carro do som anunciava "as melhores mulheres do Rio de Janeiro". Voltando da clínica de Guaratiba, uma distribuidora de propaganda me entregou no sinal o flyer do Paris Café Whisky Club; e ao passar pela porta (que fica, sim, no meu caminho), reparei o escrito "Clube de Swing para Turistas". E hoje, quase chegando em casa, me veio às mãos o anúncio das Termas Âncora do Recreio no sinal vermelho em frente ao Bon Marché.

Esse mundo está mesmo ficando de cabeça para baixo. Daqui a pouco o pólo sul troca de magnetismo com o norte, é só o que falta. Dizem que isso acontece mesmo a cada sei lá quantos anos. Deve estar acontecendo agora enquanto escrevo. Mas faz sentido: se os bandidos podem carregar fuzis à luz do dia, por que elas não podem propagandear o trabalho honesto?

3 Comments:

At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr. Fraviu chorei de rir do post !
Muito bom.
Mas fica tranquilo que isso é EVOLUÇÃO das espécies. Daqui a pouco um filme gay tá ganhando o OSCAR, ao invés do renomado e bem trabalhado Jardineiro fiel.
Depois prosearemos mais !

 
At 11:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Boa pergunta, Phla. Mais uma hipocrisia oficial e ser debitada na conta dos govern(antas). Abraço!

 
At 10:25 PM, Anonymous Anônimo said...

rindo muito...ué, meu bem, Existe muito mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a vâ filosofia

 

Postar um comentário

<< Home