terça-feira, janeiro 03, 2006

Mais uma garotagem no Rio


Quem é esse cara?, quero ver alguém responder!

Bom, como o objetivo principal não é a trívia, eu digo: é o Excelentíssimo Senhor Pedro Ernesto do Rego Baptista, médico e político pernambucado radicado no Rio de Janeiro. É lembrado como defensor das populações de morro, desde sua vida acadêmica, quando subiu às favelas durante a Revolta da Vacina, convencendo a todos da necessidade da vacinação irrestrita, até como interventor do Distrito Federal e prefeito do Rio de Janeiro, quando concedeu subvenção pública a escolas de samba.

O hospital que leva o seu nome foi inaugurado em 1950 e incorporado à Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual UERJ, por Carlos Lacerda em decreto de 1961.

Fim do momento histórico, voltemos aos dias de hoje. Esse tal de Pedro Ernesto deve estar se retorcendo no túmulo, na qualidade de padrinho do hospital universitário, tanto quanto como político defensor dessa nossa cidade.

Difícil comparar a década de 30 com os anos zero-zero do novo século. Mas vejamos o que a governadora Garotinha tem feito. Entre outros graves defeitos administrativos, quero falar de um especial: ela brinca com pontos facultativos como quem quer uma desculpa para não trabalhar. E, não trabalhando, não deixa que os outros trabalhem. Simples assim. No meu tempo de escola, o Carnaval começava no sábado e se estendia até a 4ª feira; eu já sabia, no entanto, que gente grande ia para o trabalho na segunda-feira, que a quarta-feira de cinzas era meio expediente... Há dois anos, coincidência ou não, desde que a Menininha ocupa o Palácio Guanabara, tornou-se ponto facultativo a sexta-feira anterior e o restante da semana logo após, totalizando um feriado de 10 dias. Se fevereiro já é curto, agora então...

Em feriados, assim como nos domingos, sábados a partir de meio-dia e dias úteis a partir das 17h, o Hospital Pedro Ernesto funciona em regime de plantão geral. O plantão, no entanto, não é responsável por alterar condutas frente ao paciente, por admitir e dar alta... O plantão, sim, presta assistência aos pacientes mais graves, atende às intercorrências e tal. Como uma força suficiente para anular o atrito e manter o hospital em movimento uniforme. Não é abuso da imaginação pensar o que pode acontecer em um feriado de 10 dias, não por erro médico, mas pela falta de uma rotina responsável pela conduta.

Natal e Ano Novo caem sempre nos mesmos dias da semana, qualquer um já deve ter percebido isso, a diferença de exatos sete dias entre um e outro. Assim como a trinca 07 de Setembro, 12 de Outubro e 01 de Novembro. Esse ano, para infelicidade da maioria, Natal e Ano Novo caíram sábado e domingo. Sem feriado, portanto.

Seria o óbvio, mas não quando a Sra. Manezinha está no governo. Eu posso decretar ponto facultativo? Eba!, como quem a mamãe permite cabular aula depois que as provas acabaram. Só que ela ficou de prova final, e até segunda época, mas e daí? Eu posso, eu posso, eu posso!

E tome decreto no Diário Oficial: pontos facultativos dias 23 e 30 de Dezembro, e 02 de Janeiro. Já não se trabalha mais em véspera de feriado... agora tampouco no dia seguinte. Se a Pirralhinha for reeleita, talvez daqui a um tempo a gente consiga unificar o Natal e o Ano Novo num mesmo feriado!

1 Comments:

At 9:26 AM, Anonymous Anônimo said...

Tio Fraviu é Workaholic hehehehehe !
Ótimo o post. Vc tá reclamando de barriga cheia, num conhece o Tocantins, é um feriado atrás do outro... mas vc sabe q pra acadêmico de medicina num existe feriado, ja fiz prova de semiologia 1 em feriado ehhehehee, de clinica médica em sábado de tarde hehehehee.
É a vida nossa e a vida da menininha hehehehee !

 

Postar um comentário

<< Home