terça-feira, janeiro 24, 2006

Top 5 Melhores Músicas de Ficção Científica

Antes, uma regra auto-estabelecida: não repetir autores. Isso é importante, especialmente em alguns top-cincos, para evitar que seja dominado por um só artista.

Uma das principais características da função poética é a presença de figuras de linguagem. O texto fantástico, seja FC ou não, pega uma figura de linguagem e descontextualiza, torna real o sentido figurado.

Tomei cuidado, pois, para escolher músicas em que o elemento FC não aparece claramente como metáfora. Mas, em última análise, a FC é quase sempre uma analogia do real, de sistemas políticos, relações interpessoais...

Vamos ouvir, então:

5. O dia em que faremos contato - Lenine
A música-título do segundo álbum, composição de Lenine e Bráulio Tavares, fala de um contato imediato de 3º grau numa favela. "Por que não desembarcaram em São Paulo, em Brasilia ou Natal?", ele pergunta. A FC já começa pelo título do disco e a capa, em estilo Flash Gordon.

4. I Robot - The Alan Parsons Project
Alan Parsons foi o engenheiro de som genial por trás de "Abbey Road", dos Beatles, e "Dark side of the moon", do Pink Floyd. A música da sua banda desfila no estreito entre o rock progressivo, o pop e a eletrônica. Nesse segundo disco, prestam homenagem a Isaac Asimov.

3. Cygnus X-1 - Rush
Neil Peart, baterista e letrita, sempre se mostrou fã de longos épicos de fantasia medieval e espacial. Cygnus X-1 começa no disco "Farewell to kings", com os preparativos para uma viagem espacial; e termina no álbum seguinte, um ano depois, com a viagem propriamente dita, que chega a um final poesia-pura. Ao todo são 28 minutos de Rush.

2. Astronomy Domine - Pink Floyd
A loucura psicodélica de Sy Barrett leva o ouvinte para o espaço já na primeira faixa do primeiro álbum do Pink Floyd. Júpiter e Saturno, Oberon, Miranda e Titânia (personagens de Shakespeare transformados em planetas). Ainda no "Piper at the gates of dawn" se acha a instrumental "Interstellar overdrive", mais sci-fi rock.

1. Space Oddity - David Bowie
Poderia fazer uma lista só com David Bowie, da época em que se travestia de Ziggy Stardust. Mas optando por escolher uma só, fico com o Major Tom, que após comunicação com o controle de Terra, se perde no espaço, "sitting in a tin can". É uma história completa, começo, meio e fim, em poucas palavras. E musicalmente, bom, é David Bowie...